ARABESQUE

ARABESQUE
Em passos de arabesque escrevo

29.8.12

ADOLESCÊNCIA






ADOLESCÊNCIA




Uma mesa comprida, absolutamente democrática, família, empregados e visitantes, sempre muitos, todos ao mesmo tempo. Lembro disso, na casa da minha avó, interior da Paraíba, alto da Serra do Jabre, onde nasceram os membros da família paterna.

Adolescente, fui passar umas férias por lá. Garota da cidade descobrindo as delícias do campo, festinhas com sanfoneiro, danças ao ar livre.  Descobrindo o Pedro.

Pedro - os olhos azuis mais belos que já vi. Tímido, baixando os olhos ao falar. Trabalhava na enxada e me julgava uma doutora, porque estudava.

Ia vê-lo trabalhar. Tirava a camisa, o peito bronzeado quase sem pelos.
Sonhava que estava apaixonado por mim que só pensava nele, imaginando um grande drama contra as barreiras sociais.

Sentia seus olhares quando imaginava que eu não via. Surpreendia seus olhos, intensos e ternos, a me dar a certeza que me faltava. Com ele comecei a aprender de cimento, areia e construções que um dia me valeriam na profissão de arquiteta. Estavam sempre construindo, na propriedade. Pátio, quintal, galinheiro.

Aos poucos se soltou e trocamos palavras.

Massa para o muro assim que se faz cuidado menina vai se sujar o milho já vai nascer a massa tem água demais não sei dançar lhe ensino Pedro.

Arrastado para as festinhas no quintal da minha avó, viu-me tomar um vinho.  Cuidado não está acostumada nem eu me ensina mesmo a dançar com prazer Pedro.

Logo estava se soltando, ajudado pelo vinho. Ali ninguém ligava que uma menina de 14 anos tomasse vinho. Todos bebiam, as crianças com água e açúcar.

Quero subir a serra com você me ajuda Pedro

Subida íngreme. Caía, ele me ajudava, tomava minha mão de arrepios. No alto, o Pico do Jabre, belíssima paisagem, ponto mais alto do estado.

Você gosta de dançar gosto mas tenho vergonha você tem ritmo venha comigo minha irmã vai casar haverá festa queria saber dançar aprender a tocar instrumento toco piano desde criança Pedro mas aqui não tem senão lhe ensinava

Lições de dança, adolescência sem barreiras, liberdade. Apenas algumas semanas, nenhum beijo, nada. Inesquecível.


©Jade Dantas

Um comentário: